Lançamento do módulo SIPAC - Compras e Requisição de Compras de Material
A partir de 23 de janeiro do corrente ano, o SOLICITE estará disponível apenas para solicitação de Reprografia. Dessa data em diante, o módulo Compras do SIPAC assume as demais responsabilidades do SOLICITE e o pedido passa a ser chamado de REQUISIÇÃO DE COMPRA. Assim, as requisições de compras deixam de ser realizadas pelo SOLICITE e passam a ser feitas somente pelo Portal Administrativo do SIPAC.
Para cadastrar uma requisição de compra, o usuário deverá ter o perfil de REQUISITOR DE MATERIAL. A requisição será realizada pelo menu: SIPAC→Portal Administrativo→Requisições→Material→Compra→Cadastrar Requisição - (Manual disponível no https://portalsig.ufg.br/).
Para autorizar uma requisição de compra, o usuário deverá ter o perfil de diretor. A autorização é feita pelo menu: Requisições → Material → Autorizar Requisição - (Ver manual: https://portalsig.ufg.br/)
No dia 23/01/2017, o sistema estará disponível apenas para requisições de material e equipamento, tais como compras comuns e registros de preços. O módulo para a contratação de serviço estará disponível somente após o dia 13/02/2017. Até essa data, as solicitações de serviços deverão ser feitas através do formulário “Pedido de Serviço” constante no site da PROAD - (Ver https://proad.ufg.br/). Sendo que a data final para inserir pedidos é 18/04/17.
Caso tenham dúvidas sobre como cadastrar e/ou autorizar requisições de compras, consulte o manual no Portal SIG, site: www.portalsig.ufg.br→ Tutoriais→ SIPAC→ Requisições → Cadastrar Requisição.
Ressaltamos que continua a obrigatoriedade de inserção dos 03 (três) orçamentos estimativos, sob pena de devolução da requisição de compra, exceto para inexigibilidade de licitação (exclusividade), para a qual só há a possibilidade da apresentação de um orçamento. Alertamos que para todos os orçamentos inseridos no sistema deverá informar o número do CNPJ do fornecedor, inclusive para os orçamentos de internet.
Permanece, também, a obrigatoriedade da inserção das justificativas em todas as requisições de compras, ainda que no sistema SIPAC não exista o campo para inseri-las, o que será corrigido em breve. Por enquanto será necessário o preenchimento das justificativas através de formulário específico, que consta nos sites do DMP e da PROAD no menu Formulários: “JUSTIFICATIVAS PARA REQUISIÇÃO DE MATERIAL, DISPENSA, INEXIGIBILIDADE E LICITAÇÃO COMUM”, “JUSTIFICATIVAS PARA REQUISIÇÃO DE SERVIÇO” e “JUSTIFICATIVAS PARA REQUISIÇÃO DE MATERIAL E EQUIPAMENTO REGISTRO DE PREÇOS”. Estas deverão ser enviadas ao DMP via e-mail (olimpio@ufg.br) ou inseridas no sistema na opção anexo de orçamento, digitalizada juntamente com a proposta do fornecedor.
Salientamos que todo objeto (material ou equipamento) a ser adquirido deverá inicialmente estar cadastrado no Catálogo de Material do SIPAC. Caso não haja cadastro, deverá ser encaminhada uma solicitação do mesmo selecionando "Material Permanente" ou "Material de Consumo" e, na sequência, o "Grupo do Material". Continuando, informar: - Denominação (resumo da especificação); - Unidade de Medida; - Valor Estimado; - Especificação; - Link de Busca (neste campo, informar o nº do CATMAT); - Solicitar Cadastro.
Quando o objeto estiver cadastrado no Catálogo de Material/SIPAC, o solicitante deverá conferir o respectivo código do CATMAT e, na sua existência, se esse código atende à sua necessidade. Caso o objeto não contenha código CATMAT, solicitamos pesquisá-lo no Comprasnet e informar à DETPC/DMP - ramal 1371.
Todos os servidores e colaboradores que tenham o perfil "REQUISITOR DE MATERIAL" junto ao Almoxarifado terá, automaticamente, o perfil para solicitação de "Requisição de Compra". Para novos perfis, o diretor da unidade/órgão deverá solicitar uma ordem de serviço ao CERCOMP através de GLPI (oscercomp.ufg.br).
Na expectativa de contar com vossa compreensão e colaboração, colocamo-nos à disposição para os esclarecimentos necessários.